Deficiencia no transito
Calçadas irregulares, inclinação acentuada das ruas, falta de rampas de acesso são alguns dos problemas enfrentados diariamente pelos deficientes motores e visuais que precisam de deslocar pelas ruas das cidades brasileiras.
Poucas cidades no Brasil são adaptadas para o trânsito dos deficientes físicos. As péssimas condições de conservação das calçadas e a falta de rampas e outras adaptações dificultam a vida dos cadeirantes. No entanto, para aqueles que possuem condições de comprar um automóvel, algumas empresas especializadas em realizar adaptações garantem que qualquer deficiente físico pode dirigir normalmente.
Com a crescente procura por este tipo de serviço, o preço das adaptações caiu bastante. Embora o valor das mudanças varie de acordo com a necessidade e o tipo de veículo, hoje, o cadeirante pode até encomendar um veículo zero quilômetro com todas as alterações garantidas pela montadora, comodidade difícil de imaginar alguns anos atrás.
Pessoas com deficiência visual e/ou auditiva precisam de um cuidado especial em certas situações do trânsito. Atravessar uma rua ou subir em um ônibus são situações em que uma gentileza pode ser bem-vinda. Esses são exemplos de como os pedestres podem fazer um Trânsito+gentil , o que acaba contribuindo para a circulação de todos.
Primeiramente, é preciso ter tranquilidade ao oferecer ajuda. Com calma na abordagem, enquanto se toca levemente no braço da pessoa, ela vai te escutar e responder se precisa de auxílio ou não. Depois, é importante saber que em lugares abertos a necessidade de ajuda pode ser mais frequente do que em locais fechados, onde a pessoa pode já ter certa familiaridade e saber se locomover com mais facilidade. PISO TÁTIL – é caracterizado pela diferenciação de textura em relação ao piso comum. Serve de alerta à pessoas com deficiência visual, indicando o caminho a ser percorrido.
Trânsito é a