Endomarketing
Com o crescimento da globalização, cada vez mais as empresas estão investindo no endomarketing, abrindo as portas para a inovação vendo a necessidade de estar ligada aos funcionários da empresa, dando seu devido valor, criando então mais funcionários motivados a dar o seu melhor para o crescimento da empresa. Conheceremos sobre o que é, como funciona e a sua importância no ambiente interno das corporações.
Endomarketing.
Conceito, Objetivo e Função.
O endomarketing é o marketing dentro da empresa, um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação para o mercado. Objetiva facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações. Com a utilização do endomarketing de maneira correta a empresa alcança o objetivo de ter funcionários motivados a trabalhar na empresa, obtendo assim o maior. Sua função é integrar a noção de "cliente" nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria da qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos, tornar os funcionários comprometidos com a postura da empresa além de motiva-los a executar as tarefas da melhor forma possível.
Ainda fundamentado em Bekin (1995) para se criar um processo de endomarketing, este deve partir de três premissas básicas:
A. Estamos num mercado orientado para o cliente. Clientes só podem ser conquistados e retidos com um serviço excelente;
B. funcionários têm expectativas e constituem o primeiro mercado para a organização. Assim, funcionários devem ser tratados como clientes e valorizados como pessoas;
C. excelência de serviços para os clientes e gerenciamento de recursos humanos significam envolver e comprometer os funcionários com os objetivos e decisões da empresa.
Essas três premissas trazem como consequência um