Seg.do trabalho
Quase todos os brasileiros já sofreram ou conhecem alguém que já sofreu acidente de carro. A cada ano, centenas de milhares de pessoas são vítimas do trânsito no Brasil. Dentre elas, cerca de 50 mil são vítimas fatais e dezenas de milhares se tornam inválidas. Por isso, o tema deste informativo é Segurança no Trânsito. Confira, a seguir, algumas informações que podem ajudar a diminuir essa estatística
NÚMEROS DOS ACIDENTES NO BRASIL * 90% dos acidentes são causados por falhas humanas. * 6% são causados por má condição das vias. * 4% são causados por falhas mecânicas
A grande maioria das vítimas tem entre 18 e 35 anospertence à faixa economicamente mais produtiva e ativa da nossa sociedade. As estatísticas envolvendo motos são ainda mais impressionantes. Elas representam aproximadamente 7% da frota brasileira, mas estão envolvidas em 35%dos acidentes.
DIREÇÃO DEFENSIVA
Dirigir defensivamente é uma maneira de evitar acidentes ou diminuir as consequências de acidentes inevitáveis.
• Geralmente os acidentes são causados por diversos fatores. Pode ser excesso de velocidade, erros na previsão de ações de outros motoristas, desrespeito à sinalização ou normas de trânsito, negligência na avaliação das condições adversas, falta de habilidade para conduzir com segurança etc.
• O condutor defensivo sabe que basta interferir em um ou mais destes fatores para que o acidente não aconteça. Desse modo, ele evita acidentes, tornando o trânsito mais seguro para si próprio e para as outras pessoas.
CAUSAS DE ACIDENTES
Em qualquer acidente há pelo menos uma das três falhas humanas: Negligência, Imprudência ou Imperícia.
Negligência é descaso, displicência ou desleixo. Muitos acidentes e mortes são causados por negligência:
• Do órgão com jurisdição sobre a via, quando deixa de fazer a manutenção e instalar ou reparar a sinalização.
• Do proprietário do veículo, quando permite que condutores não habilitados ou sem condições