defesa pessoal
MÉTODO BARRETO
2014
DEFESA PESSOAL POLICIAL
MÉTODO BARRETO
1 DEFESA PESSOAL
Diferente do que muitos pensam a defesa pessoal não é uma prática de luta, mas sim um sistema de defesa para uma situação de risco. Numa luta a ideia é vencer o adversário através de um nocaute, finalização ou por pontos. Na defesa pessoal a ideia é somente se defender com todos os recursos a sua disposição.
No caso da defesa pessoal para quem trabalha na área de segurança, o resultado tem outra finalidade, além da imobilização. O profissional precisa ter conhecimentos básicos para se defender de um ataque e desenvolver um trabalho de contenção tática, geralmente através de uma imobilização.
Mas adiante veremos passo a passo algumas fotografias mostrando princípios básicos para a defesa pessoal e a contenção tática, mas antes vamos falar um pouco sobre o momento antes da utilização de alguma técnica.
2 PREPARAÇÃO E TÉCNICAS
A utilização das técnicas de defesa pessoal pode acontecer em alguns momentos diferentes.
a. Quando precisamos intervir em uma ação.
Quando o profissional é solicitado ou se depara com a situação em que é necessário utilizar as técnicas de contenção tática. Neste caso é preciso ter conhecimento técnico para que a contenção seja mais fácil. Para isso vamos falar mais adiante do posicionamento para utilização das técnicas.
b. Quando alguém vem nos agredir e precisamos tomar decisões rápidas para nos defender. (Defesa contra golpes e contra ataque rápido).
Quando alguém vai em direção do agente de segurança é imprescindível que esse profissional tenha um conhecimento básico de defesa e ataque, incluindo a as bases (postura de luta).
2.1 INTERVINDO EM UMA AÇÃO
Quando precisamos utilizar as técnicas de defesa pessoal para imobilizar alguém, precisamos trabalhar de forma tática (Neste caso o termo é contenção tática operacional, que é uma subdivisão da defesa pessoal). Para isso