Defesa pessoal
APRESENTAÇÃO
O Estado Brasileiro vem construindo uma nova sociedade democrática, onde o cidadão passa a ser o centro de decisão e o sujeito, na qual, a participação é a razão de existir deste Estado.
No contexto democrático as seguranças públicas e privadas assumem importante papel no sentido de garantir a convivência e o fortalecimento da cultura democrática, a partir do efetivo respeito aos direitos humanos.
Neste sentido passamos a ser expressão da própria visão da democracia, onde a difusão de um sentimento de insegurança, torna-se obstáculo visível a sua consolidação. O cidadão fragmentado frente ao fenômeno da violência criminal passa a exigir uma postura do estado e da sociedade civil, de “mano duro e mano firme”, voltado à concepção de uma segurança autoritária e eminentemente repressiva.
O curso de Antecipação e Prevenção na defesa pessoal para as mulheres tem como escopo ampliar a compreensão sobre a real importância da atividade física e defesa pessoal como instrumentos que visem minimizar a agressão a mulheres.
Dados recolhidos da Delegacia de Polícia para Mulher de Canoas e Porto Alegre mostraram que os delitos de maior incidência registrados são os de lesão corporal, ameaça e abandono material. As técnicas desenvolvidas, tanto físicas quanto mentalmente, foram as que privilegiassem a legítima defesa, concomitantemente com a dignidade e a igualdade dos seres humanos dentro de um Estado Democrático de Direito.
A violência criminal, hoje, associada à violência organizada, respaldada por grupos bem estruturados e financiados, muitas vezes com penetrações em diversos setores do Estado, o uso de tecnologia para a perpetração de crimes, e recrudescimento do delito em setores mais vulneráveis e desprotegidos da sociedade, em especial àqueles relativos à