Defesa pessoal
Na primeira aula assistimos a apresentação de um slide contendo informações sobre a Defesa Pessoal e o uso diferenciado da força com seus princípios gerais (LEGALIDADE, NECESSIDADE, PROPORCIONALIDADE e CONVENIÊNCIA), isso em sala de aula. As demais aulas foram ministradas no dojô e algumas na quadra de esportes, onde aprendemos técnicas para minimizar lesões em casos de quedas ( aprender a cair ) fizemos rolamentos frontais, laterais e de costas; vimos a importância de posturas defensivas em pé, deitado, técnicas de chutes laterais, frontais, bem como socos.
QUEDAS E ROLAMENTOS
[pic]
[pic]
UNIDADE II
Nesta unidade, realizamos algumas manobras de forçamento em articulação, com intuito de imobilizar o cidadão que está oferecendo resistência, ou para conter qualquer tipo de agressão em ambientes muito movimentados, tais como Boates, Carnaval, Bares, onde há uma resistência, podemos aplicar imobilização de articulações e levar o cidadão, de forma que não comprometa a integridade física das pessoas, até um local apropriado para a realização de busca pessoal, algemação e demais providências. Na imobilização deitado, foi realizado vários movimentos, desde a verbalização, estando nas posições 1, 2, 2,5 e 3, até a imobilização no chão, onde o cidadão fica com um dos braços prontos para algemação.
UNIDADE III
Tecnicas de imobilização com utilização de “gravatas” tais como “Mata Leão”, enforcamentos, etc. Verificamos que tais imobilizações são de extrema importância, uma vez que são as primeiras técnicas de contato físico com os agressores ou possíveis agressores, ao fazê-los de forma perfeita, consequentemente, as demais técnicas serão bem mais fáceis de executar, inclusive com a finalização da agressão, conforme visto nas unidades anteriores. Posteriomente aprendemos a nos livrar e nos precaver contra tais imobilizações. Conforme figuras a seguir:
[pic]