Defesa civil
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR
DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO
QUARTEL DO COMANDO GERAL
CURSO DE HABILITAÇÃO A CABO BM
“TRABALHO DE DEFESA CIVIL”
DISCIPLINA: DEFESA CIVIL
TERESINA-PI
JUNHO/2014
DEFESA CIVIL
Conceito: Conjunto de ações de prevenção e de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a integridade física e moral da população e restabelecer a normalidade social (Política Nacional da Defesa Civil).
Missão: Garantir a segurança das pessoas em circunstâncias de desastres.
Ações desenvolvidas pela Defesa Civil:
Ações preventivas: destinam-se a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres, por meio da identificação, mapeamento e monitoramento de riscos, ameaças e vulnerabilidades locais, incluindo a capacitação da sociedade em atividades de defesa civil.
Ações de socorro: aquelas realizadas imediatamente após a ocorrência do desastre com o objetivo de socorrer a população atingida, incluindo a busca e salvamento, os primeiros-socorros, o atendimento pré-hospitalar e o atendimento médico e cirúrgico de urgência.
Ações de restabelecimento de serviços essenciais: destinam-se à recuperação das condições de segurança e habitabilidade da área atingida pelo desastre.
As ações de reconstrução: Ações de caráter definitivo destinadas a restabelecer o cenário destruído pelo desastre.
HISTÓRICO DA DEFESA CIVIL NACIONAL
A idéia de defesa civil surgiu ainda na pré-história, da necessidade humana de organizar-se em grupos, para proteger-se das adversidades do meio e consolidou-se nas palavras de Jesus Cristo (Lucas 6: 47-49), onde o Mestre compara a fé verdadeira ao alicerce de uma casa, que se profundo e sólido torna-se mais seguro.
A participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, em 1942, acidentes com os navios de passageiros, Itagiba e Arará, resultaram na criação do Serviço de Defesa Passiva Antiaérea, transformado,