Profissionais Modernos x Empresas Arcaicas
CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO
Ana Beatriz Lourenço Biazo / Emanuely de Lima Araujo Silveira / Mirian de Oliveira Lima / Paulo Henrique da Silva / Yasmina Sarah Carvalho
ATIVIDADE SUPERVISIONADA:
PROFISSIONAIS MODERNOS x EMPRESAS ARCAICAS
Rio de Janeiro/ RJ
2014
1.1 INTRODUÇÃO
Mudanças nas estruturas dos mercados, globalização e pressões em torno da competitividade mostram que as organizações devem analisar seus modelos e instrumentos de gestão, principalmente no que tange ao gerenciamento de pessoal. Os trabalhadores e suas funções passaram a ser enfatizadas como fatores principais de diferenciação estratégica. Uma pesquisa feita com 1003 alunos de graduação e pós-graduação executiva em administração e telecomunicações revela que muito se fala sobre a valorização do profissional e cada vez mais é exigido o desenvolvimento de competências, mas isso não tem sido acompanhado pelas empresas, que apresentam formas de gestão arcaicas, não propiciando um ambiente organizacional favorável a aplicação das competências exigidas.
1.2 Definindo competências O conceito de competência é uma ideia relativamente antiga.
Não há uma unanimidade quanto a sua definição, no contexto acadêmico tendem a considerá-lo como um conjunto de características, conhecimentos ou habilidades indicados como capazes de produzir resultados ou solução de problemas. (SANT'ANNA; Anderson de Souza. Revista GV Executivo, v.7, n.1, p.46, jan./fev.2008) Na pesquisa realizada revelou-se 15 competências que são muito valorizadas pelas empresas. Vejamos algumas: domínio de novos conhecimentos técnicos associados ao exercício da função exercida, capacidade de inovação, capacidade de trabalhar em equipe, iniciativa de ação e decisão, capacidade de gerar resultados efetivos e capacidade empreendedora, entre outras.
1.3 Modernidade organizacional Muito utilizada para que as empresas