Decréscimo rendimento escolar
Ao decidirmos pelo tema “O estudo da Cinemática”, visamos verificar se os alunos conseguem realmente assimilarem os conceitos básicos da cinemática, como os de referencial, trajetória e taxa instantânea de variação estão entre as idéias mais importantes já produzidas pela ciência.
.
O cenário pesquisado será a Escola Estadual Manoel Felisberto Pereira Alvim, localizada em Chalé (MG). Optamos por esse cenário de pesquisa por ser a escola onde iniciei e findei a minha formação média.
A pesquisa será realizada utilizando um caminho metodológico divido em várias etapas. No primeiro capítulo realizaremos uma revisão da literatura buscando mostrar como a cinemática pode ser aplicada a problemas reais e interessantes, despertando o interesse dos alunos pelo conteúdo e consequentemente entusiasmando o professor em sua prática docente e mostrar quais as dificuldades encontradas pelos professores e alunos no estudo desse conteúdo.
No segundo capítulo, propomos uma reflexão sobre xxxx mediante uma pesquisa de campo com um teste sobre o conteúdo, para averiguar qual o conhecimento dos alunos sobre o tema
Todo o processo desta pesquisa será acompanhado pela constante revisão da literatura, auxiliando-nos na análise das informações que coletaremos e dando suporte para compreensão da realidade nas quais os sujeitos estão envolvidos.
Muitas vezes nos perguntamos para que aprendemos isso. Nas aulas de física essa pergunta é muito comum. Não vemos conexão entre o que aprendemos e a sua respectiva utilidade ou aplicabilidade.
Segundo Ao iniciarmos os estudos da física, geralmente começamos com os conceitos fundamentais da cinemática, tais como referencial, repouso, movimento, posição deslocamento, instante de tempo, intervalo de tempo, velocidade média, aceleração média, etc. E a pergunta continua, “para que aprendemos isso”. Que tal respondê-la com um desafio: a cinemática pode nos ajudar a compreender melhor esportes como as corridas? A