Coisas que nao pensam
O ser humano pensa e tem consciência.
(guerras, desastres e poluição)
“A grande tribulação vai ser um período de guerras devastadoras, pestilências e desastres. Em resultado, o mundo e os seus habitantes vão sofrer grandemente, e as obras do homem serão destruídas. Uma grande mortandade, a decomposição de corpos não enterrados e o colapso dos serviços médicos, darão em resultado doenças e grande poluição. Criar-se-ão situações insustentáveis, particularmente em áreas de densa população. Os recursos naturais, já inutilizáveis devido à poluição radioativa, receberão ainda maiores danos por causa dos abalos de terra, de secas e de vagas de calor. Haverá terríveis abalos de terra que transformarão cidades inteiras em montes de destroços.”
Apesar de o homem ter consciência sobre o valor da vida e o prejuízo que a guerra traz ele ainda insiste em fazê-la quando deveriam fazer um acordo de forma pacifica resolvendo suas diferenças.
Seres que pensam, mas não tem consciência.
O que é consciência?
“A consciência é a percepção imediata do sujeito daquilo que se passa, dentro ou fora dele.
É talvez uma das maiores fontes de problemas de toda a filosofia, por ser ao mesmo tempo o fato mais básico e também o que traz mais dúvidas quanto ao que na realidade é.
A consciência pode definir-se como o conhecimento que o Homem possui dos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos. Podem-se distinguir dois tipos de consciência: a consciência imediata e a refletida. A consciência imediata ou espontânea caracteriza-se por ser a que remete para a existência do homem perante a si mesmo, no momento em que pensa e age. A consciência refletida ou secundaria é a capacidade do homem recuar perante seus conhecimentos, julgá-los e analisá-los. ’’
Colégio JK
Aluno: Samuel Augusto M. Carvalho
Série: 5°