Decomposição térmica do bicarbonato de sódio
ARTIGO:DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DO BICARBONATO DE SÓDIO Artigo Maia & Osório. Química Nova, 26(4)2003,
Professora Mariângela Aluna:Mariana Costa
Canoas,2012. RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
1. Equacione a reação de decomposição térmica do bicarbonato de sódio.
2. Equacione os testes de identificação da fase gasosa.
3. Equacione o teste de identificação da fase sólida.
4. Com base no gráfico da figura 2, determine se as afirmações estão corretas, corrigindo as erradas. I – A entropia de formação dos carbonatos é constante; II – A formação dos carbonatos é favorecida pelo aumento da temperatura; III – Os carbonatos de metais alcalinos são mais instáveis que os de alcalinos terrosos.
5. Explique a afirmação: Os óxidos de metais alcalino são em geral, bases de Lux-Flood mais fortes do que de alcalinos terrosos.
6. “No passado muito cloreto de cálcio foi despejado em lagos e rios, até que legislações de proteção ao meio ambiente proibissem tal procedimento”. Dê uma possível explicação para tal afirmação.
7. Consulte o livro do LEE e o site www.solvaybicar.com para justificar: o bicarbonato de sódio é usado como fermento químico para bolos e na produção de espumas termoplásticas estruturais e pó químico em extintores de incêndio.
8. Consulte os livros de LEE, Shreve & Brink (Indústria de Processos químicos), Huheey (Inorganic Chemistry) e comente sobre o processo Solvay de obtenção do carbonato de sódio.
9. Consultando os sites www.solvay.com; www.alcalis.com.br; www.qgn-carbonor.com.br, comente sobre a produção, consumo e aplicações da barrilha. RESPOSTAS
1. 2NaHCO3(s) ( Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(g)
2. COCl2 (aq) + 6H2O(g) ( [CO(H2O)6]Cl2(g),
3. CO2(g) + Ba(OH)2(aq) ( BaCO3 + H2O
4. A entropia de formação dos carbonatos é