Determinação do volume do co2 e decomposição térmica do bicarbonato de sódio
ANÁLISES QUÍMICAS 1
DOCENTE: Daniel Pitombeira
Data de entrega: 11/01/2012
DETERMINAÇÃO DO VOLUME DO CO2 E DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DO BICARBONATO DE SÓDIO
DISCENTES:
Aline Marinho de Souza
Erlane Santana Macedo
Eduardo Guimarães Teixeira
Geovane Ferreira da Silva
ZÉ DOCA-MA
2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA MARANHÃO- CAMPUS ZÉ DOCA.
DETERMINAÇÃO DO VOLUME DO CO2 E DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA DO BICARBONATO DE SÓDIO
Relatório das atividades experimentais desenvolvidas, exigido com requisito parcial à aprovação na disciplina de Química Experimental do Curso de Análises Químicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- Campus Zé Doca.
Professor Daniel Pitombeira.
ZÉ DOCA-MA
2011
1. INTRODUÇÃO
Vivemos em uma atmosfera composta por inúmeros gases, sem os quais não haveria vida no planeta. Esse estado da matéria possui inúmeras características próprias como massa, densidade e miscibilidade que nos permite conhecer suas aplicações.
Para explicar-se as características dos gases, criou-se a teoria cinética dos gases onde menciona-se que no estado gasoso as partículas estão em movimento constante e devido a essa movimentação ocorrem choques entre si, mas sem que haja perda ou ganho de energia para o meio. Esse choque vai gerar uma força na qual denomina-se pressão, e esta pode ser alterada ao diminuir-se o volume no qual o gás ocupa (BOSQUILHA, 2011 pág. 185).
Nota-se que a variação da pressão dos gases é uma grandeza inversamente proporcional ao volume, pois ao diminuir-se o volume ocupado pelo gás aumenta-se a pressão. Outra forma de aumentar a pressão de um gás é aumentando-se o número de partículas ou a temperatura, pois consequentemente a agitação entre as partículas será maior.
Entre as grandezas fundamentais dos gases está o volume, que geralmente corresponde ao volume do