Decomposição da matéria e suas ações
No processo de decomposição da matéria orgânica há formação tanto deácidos orgânicos como de inorgânicos. O ácido mais simples e encontrado em maior abundância é o carbônico, que resulta da combinação do óxido carbônico com a água. Por ser um ácido fraco não pode ser responsabilizado pelos baixos valores de pH do solo. Os ácidos inorgânicos, como os ácidos sulfúrico e nítrico, e alguns ácidos orgânicos fortes são potentes supridores de íons de hidrogênio do solo. A acidez do solo surge com o contato dos ácidos do solo com a solução aquosa, dissociando em ânion e hidrogênio.
A faixa de pH entre 5,8 e 6,2 é a que apresenta maior disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais então disponíveis para as culturas. Solos com pH abaixo de 7 são considerados ácidos, e os com pH acima de 7, alcalinos. Osmacronutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre são mais disponíveis em pH mais elevados em relação à tolerância à maioria das plantas. Já os micronutrientes, como cobre, ferro, zinco e manganês, têm suas concentrações reduzidas quando se aumenta o pH, e o boro, molibdênio e cloro são mais disponíveis em pH mais alcalinos.
Origem
Os solos podem ser naturalmente ácidos devido à própria pobreza das bases do material de origem ou pelos processos de formação que favorecem a remoção ou lavagem de elementos básicos, como potássio, cálcio, magnésio e sódio, na utilização da maioria dos fertilizantes químicos e outros.
Componentes
A acidez do solo pode ser dividida em ativa, trocável e potencial.
A acidez ativa é resultado do hidrogênio dissociado, ou seja, na solução do solo, na forma de H+, e é expressa em valores de pH (H+ da solução do solo).
A acidez trocável refere-se aos íons H+ e Al3+ que estão retidos na superfície dos colóides por forças eletrostáticas. A quantidade de hidrogênio trocável, em condições naturais, parece ser pequena. A acidez não trocável é representada pelo