Meio ambiente e sustentabilidade
Em um ecossistema, temos um conjunto vasto de elementos bióticos e abióticos. Ao longo de seu desenvolvimento, os seres vivos necessitam se alimentar periodicamente, a fim de obter energia, e nutrientes responsáveis pelo seu crescimento. Para isso, encontram em outros seres vivos, a fonte de que precisam.
Cadeia alimentar é uma sequencia de seres vivos que servem de alimento uns para os outros, transferindo energia de um nível para o outro. A cada nível trófico, a energia repassada é dissipada pelas atividades vitais de cada ser vivo.
Inicialmente na cadeia alimentar, tem-se os produtores, capazes de sintetizar seu próprio alimento através da luz solar que conseguem captar e utilizar. Logo em seguida, tem-se os consumidores, se alimentam dos produtores, podendo ser primários (os primeiro consumidores), secundário (se alimentam dos primários e produtores), terciários e assim sucessivamente.
Por fim, têm-se os decompositores, capazes de fazer a decomposição de matérias orgânicas, repondo os nutrientes ao ambiente.
2- Descreva de modo sucinto os ciclos abaixo e qual a importância desse conhecimento? A) AGUA O ciclo da água ou ciclo hidrológico refere-se ao movimento das moléculas de água ao longo da hidrosfera. Esse movimento se dá basicamente entre a atmosfera, os oceanos, cursos fluviais, reservatórios subterrâneos e plantas. A água presente na superfície terrestre é evaporada (dos oceanos) e devolvida à atmosfera também pela transpiração das plantas. Ao atingir o “nível máximo”, essas moléculas de água condensam-se formando as precipitações que ocorrem em maior parte, nos oceanos.
Quando a água retorna à superfície terrestre, parte é infiltrada no solo, atingindo reservatórios subterrâneos (aquíferos) e parte escoada pelo continente, eventualmente voltando aos oceanos. Além disso, as plantas absorvem boa parte de águas advindas das precipitações devolvendo-as para a atmosfera por meio de evapotranspiração.