Declaração Universal dos Direitos Humanos
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Campina Grande do Sul
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar um tema que foi muito importante para o mundo, o surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que foi aprovada em 1948 na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta.
Os direitos humanos são de fato os direitos essenciais a todos os seres humanos, sem que haja discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade ou por qualquer outro motivo. Eles podem ser civis ou políticos, como o direito à vida, à igualdade perante a lei e à liberdade de expressão. Podem também ser econômicos, sociais e culturais, como o direito ao trabalho e à educação e coletivos, como o direito ao desenvolvimento. A garantia dos direitos humanos universais é feita por lei, na forma de tratados e de leis internacionais, por exemplo.
São direitos fundamentais do ser humano. Sem eles, o ser humano não consegue participar plenamente da vida em sociedade, também importantes para viver em sociedade para que não se torne um caos e para a manutenção da paz.
Pode parecer que não está sendo cumprido, mas a principal função dos direitos humanos é a de proteger os indivíduos das injustiças, do autoritarismo e dos abusos de poder. Os direitos humanos são sinônimo de liberdade, pelo menos deveria ser.
A dignidade humana, a igualdade, a fraternidade e a liberdade, pelo menos a do pensamento, a da democracia, são valores e princípios básicos da sociedade moderna. A Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser considerada como a maior prova existente de consenso entre os seres humanos.
HISTÓRIA
Quando a Declaração