Placenta e Membrana Fetal
A parte fetal da placenta e as membranas fetais separam o embriao ou feto do endométrio. Atravéz da placenta ocorre a troca de substancias. Assim, os vasos do cordao umbilical, unem a placenta à circulaão fetal.ada no saco corionico. Suas funçoes são:
Nutrição: Nutrientes vão do sangue materno para o sangue fetal, através das veias maternas e veias fetais por difusão simples e facilitada. Tal nutrição deve-se a síntese de glicogênio, colesterol, ácidos graxos e vitaminas.
Respiração: O sangue da mãe não entra em contato com sangue do feto, por isso a placenta apresenta uma estrutura em que as vilosidades por onde passam o sangue fetal ficam imersas nos seios sanguíneo da mãe. A troca de gases é feita através dos capilares. O transporte de gases envolve difusão simples e facilitada, a oxigenação adequada no feto deve-se essencialmente ao fluxo sanguíneo fetal.
Excreção: O feto precisa eliminar substâncias como o gás carbônico, uréia e acido úrico. Essas substâncias são excretadas através da placenta, que mandará por difusão simples do sangue fetal para a circulação materna de onde serão eliminadas posteriormente.
Produção de Hormônios: Os hormônios que serão produzidos durante o período de gestação são: Gonadotrofina Coriônioca (HCG), hormônio lactogênio placentário, hormônio melanotrófico, aldosterona, progesterona e estrogênio, que serão descritos adiante.
A placenta e o cordão umbilical funcionam como um sistema de transporte das substâncias que transitam entre mãe e feto. Nutrientes e o oxigênio vão do sangue materno para o sangue fetal, e os produtos de excreção e o dióxido de carbono do sangue fetal para o sangue materno, através da placenta. A placenta e as membranas fetais desempenham as seguintes funções que serão descritas mais adiante.
Proteção: A placenta transporta anticorpos ao feto, esses anticorpos são responsáveis pela imunidade, formando uma barreira contra certas doenças e substâncias nocivas. Porém