Decisoes interligadas
Decisões Interligadas
O que são Decisões Interligadas?
As Decisões Interligadas tratam, necessariamente, da conexão entre a decisão tomada no momento e uma ou mais decisões tomadas posteriormente. Tomamos este tipo de decisão no dia-a-dia sem sequer tomarmos conta, embora sejam um tanto complexas. Na decisão interligada, a alternativa escolhida hoje gera as que estarão disponíveis amanhã, além de afetar sua conveniência relativa. Um bom exemplo se trata da escolha de um curso ao se fazer vestibular. Neste caso, quando tomamos a decisão sobre o curso, estamos pensando em futuras carreiras profissionais que pretendemos ter. Portanto, para se fazer uma escolha certa no presente, é preciso refletir sobre o que talvez se decida fazer no futuro. É importante notar duas coisas: (a) as influências as incertezas e das decisões futuras sobre a decisão a ser tomada, que afetam a sua conveniência, e também (b) a possibilidade de obtenção de informações para a redução de incertezas, o que caracteriza as decisões informativas.
Processo de Análise de Decisões Interligadas
As decisões interligadas podem apresentar centenas ou milhares de combinações possíveis de alternativas e resultados, o que torna difícil se ter em mente em um só tempo. Ao criar uma versão simplificada da sua decisão é possível refletir de maneira mais sensata e eficaz sobre ela. Hammond, Keeney e Raiffa, em seu livro Decisões Inteligentes propõem um processo para tratar as decisões interligadas.
• Etapa 1: Compreenda a questão básica a decidir - defina o problema, especifique os objetivos e elabore as alternativas. Em seguida, identifique as incertezas que influenciam as conseqüências das alternativas. Por fim, selecione as incertezas que mais influenciam as conseqüências.
• Etapa 2: Identifique maneiras de reduzir as incertezas críticas – defina quais informações são importantes e como obtê-las com intuito de