De Pessoa a Pessoa adrielly
CURSO DE PSICOLOGIA
TURMA 108.8
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS EM FENOMENOLOGIA
Resenha do livro: De Pessoa a Pessoa: Psicoterapia Dialógica
JUAZEIRO DO NORTE
ABRIL-2015
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DOUTOR ELÃO SAMPAIO
CURSO DE PSICOLOGIA
TURMA 108.8
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS EM FENOMENOLOGIA
MARIA ADRIELLY VIERA DE OLIVEIRA
JUAZEIRO DO NORTE
ABRIL-2015
De Pessoa a Pessoa : Psicoterapia Dialógica
Este livro vem retratar o que defende Richard Hycner, falando sobre um a terapia dialógica que ocorre independentemente da abordagem ou escola que tenha o terapeuta. Particularmente concordo o diálogo está presente em qualquer situação terapêutica porém passa despercebida quanto a sua importância e Hycner vem tratar desse assunto no seu livro, falar de sua importância e como acontece, e ainda colocando como aparato teórico de conhecimento as ideias de Martin Buber.
Vem propor uma psicoterapia dialógica, que acontece através d relação entre terapeuta e cliente, um estudo de uma psicoterapia do inter-humano, esta psicoterapia não esta vinculada a nenhuma abordagem ou orientação teórica especifica, trata-se de certa forma de maneira global presente no processo de psicoterapia. Esse termo dialógico não está associado ao que entendemos por
“discurso” e sim á um fator relacional da existência humana, e é neste evento relacional que o inter-humano pode manifestar-se. O significado dessa relação
“inter” não irá ser encontrada em ambas as partes simultaneamente, muito menos em cada um de forma individual, e sim no diálogo entre eles, sendo maior que a soma total dos indivíduos envolvidos.
Buber (1974), executa uma fenomenologia da relação , a palavra é o transporte do ser, onde o ser se instaura como revelação, sua ontologia é a manifestação de um ser que é intuído pelo outro pela contemplação.
A ideia e obra de Buber foram à propulsora para a compreensão da natureza relacional que Hycner trata em seu livro,