O que Sociologia fichamento
Curso: T.I.E.M - Química 1° Ano
Discente: Marianne de Jesus Silva Patriarca
Professor: Albanir Faleiros Machado Neto
Fichamento - MARTINS, Carlos Benedito (1948) O que é Sociologia. São Paulo. ed. brasiliense, 2004 – coleção primeiros passos. pp.7-33
Capítulo Primeiro: O surgimento A sociologia teve seu surgimento num contexto histórico bem específico, foi uma resposta intectual às novas situações colocadas pela Revolução Industrial. A Inglaterra, no período de 1780 a 1860, passou por grandes mudanças, país com pequenas cidades, passou a comportar enormes cidades e indústrias, teve o fim da sociedade servil, e a maciça migração para as cidades. Essa rápida industrialização e urbanização levadas pelo sistema capitalista foram tão visiveis quanto trágicas: aumento de prostituição, suicídio,alcoolismo, infanticidio, criminalidade,violência, surtos de epidemia de tifo e colera. Essa situação de miséria também atingia o campo, mas principalmente as cidades industriais. Esses efeitos catastróficos que a revolução trouxe, gerou uma onda de manifestações, atos de sabotagem e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, ocasionando a criação de associações livres, formação de sindicatos e etc. A importância desses acontecimentos para a sociologia, é que colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em "problema" em "objeto" que deveria ser investigado. Os precursores da sociologia foram recrutados entre militantes políticos, entre individuos que participaram e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades.
O pensamento filosófico do século XVII, contribuiu para popularizar os avanços do pensamento científico. Para Francis Bacon (1561-1629), por exemplo, a teologia deixaria de ser a forma norteadora do pensamento. Bacon recusou a teologia como base explicativa.
No século XVIII, encontramos um grupo de