Resenha capitulo 6
NEDILDON LAURO BRUGNERA
Existem inumeras definições sobre ciência. Para Ander-Egg (1978 apud LAKATOS; MARCONI,1987), no qual a ciencia é entendida como “[...] um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sintematizados e verificáveis, que fazem referencia a objetos da mesma natureza.”
Ainda podemos observar que a ciencia é constituida por hipoteses, definições, eu não seje uma ciencia iquestionavel, ou absoluta, pois existem muitos conhecimentos prováveis. A ciencia se caracteriza por alguns objetos que apresentam aspectos em comuns. E pode ser interpretada de dois conceitos mostrados á seguir:
Ciencia-disciplina – é a ciencia formada atraves de conhecimentos historicamente acumulados, resultado de um método especifico, normalmente são ensinados, e repassados de uma forma tradicional disciplina-escolar.
Ciencia-processo – é a ciencia que está em constante modificaçao e ampliação, ou seja, representa algo inacabado, e que ainda sofre alterações.
Temos também a classificação das ciencias, geralmente divididas em formais, e factuais:
Ciencias formais – pode ser citado como um exemplo “O matematico trabalha coom signos, abstrações que frequentemente representam seres ou fatos reais que não são seres de fato, são apenas números” (GALLIANO, 1986, p. 15), ou seja as ciencias formais utilizam signos, abstrações, que não são seres ou fatos reais.
Ciencias factuais – trabalham com fatos, que ocorrem no mundo e buscam na observação, e na experimentação elementos para comprovar ou refutar uma hipotese. Estas ciencias ainda dividem-se em:
- Naturais: química, biologica, fisíca, que trabalham na observação e experimentação.
- Sociais: direito, economia, política, psicologia, privilegiam o método interpretativo ou hermeneutico e o dialético. De acordo com Galliano (1986), entre as caracteristicas das ciencias factuais, pode-se enumerar as seguites: - racionalidade: podem produzir novas ideias, estas são