De Juscelino a Jango
Quem foi Juscelino
Mineiro de Diamantina, Juscelino Kubitschek de
Oliveira foi o 20º Presidente do Brasil. Mas seus feitos o consagraram como um dos principais dentre muitos que já passaram por este cargo.
JK, como era conhecido, foi eleito Presidente da
República em outubro de 1955. Candidato numa coligação história entre PSD (Partido Social
Democrata) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), venceu com 36% dos votos válidos no primeiro e único turno das eleições. Não havia segundo turno. Mas até tomar posse, enfrentou muita oposição, principalmente da UDN (União Democrática Nacional) e de setores militares.
Juscelino
Kubitschek
50 anos em 5
Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num
conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que se tornou conhecido como Programa ou Plano de Metas. Na última hora o plano incluiu mais uma meta, a 31a, chamada de metasíntese: a construção de Brasília e a transferência da capital federal, o grande desafio de JK. Não se pode dizer que essa fosse a primeira experiência de
Juscelino de governar com base num plano de desenvolvimento. Guardadas as devidas proporções, como governador de Minas Gerais de 1951 a 1955, JK já tinha eleito o binômio energia e transportes como metas de desenvolvimento para a sua gestão.
Os setores que Juscelino planejava implantar
eram: Energia, transporte, alimentação e indústrias de base. Para a realização das metas, Juscelino recorreu à tecnologia e ao capital estrangeiros.
Sob o seu governo, instalaram-se no Brasil diversas fábricas de automóveis como as norte americanas:
Ford
General
Motors
Willys
Overland
Volkswagen
As multinacionais
Com Juscelino como presidente da República,
as multinacionais receberam muitos incentivos para entrar no país: isenção de impostos para importação de máquinas e fornecimento de créditos do governo federal, facilidades de infraestrutura e outras vantagens. Jânio Quadros
Jânio da Silva