Pós modernismo
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Alex Albuquerque
Alunos: Carlos Henrique e Thiago Lima
Série: 9º ano
Introdução
O Pós-Modernismo caracteriza-se pela diversidade de obras, na medida que o Brasil e o mundo experimentam inúmeras mudanças, especialmente com o fim da Segunda Guerra Mundial. Depois do fim do conflito entre Eixo e Aliados, o mundo passou a viver com a ameaça da Guerra Fria. Mas foi apenas em 1989 que ocorreram as primeiras eleições diretas para presidente da República e o Brasil passou a viver a chamada "Nova República" ainda em plena transformação e com suas desigualdades sociais e regionais sob o contexto do mundo globalizado.
O Pós-Modernismo na literatura brasileira consiste num período em que os autores apresentam um amadurecimento, tanto na poesia quanto na prosa.
Sumário
Introdução ....................................................................................................... 1
Desenvolvimento ............................................................................................. 3
Conclusão ......................................................................................................... 6
Bibliografia ........................................................................................................ 7
Desenvolvimento
Podemos ver o pós-modernismo como uma intensificação dos traços da modernidade. Portanto, torna-se necessário um breve esclarecimento sobre como se configurou o estilo modernista brasileiro na literatura, para só assim poder falar de pós-modernismo e suas características.
No Brasil o modernismo tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna realizada na cidade de São Paulo em 1922. Foi um movimento de grande importância para a literatura no país e é considerado um divisor de águas na história da cultura brasileira. Segundo o professor Alfredo Bosi “a semana foi, ao mesmo tempo, o ponto de encontro das várias