Modernismo e pós-modernismo
Arquitetura – Sociologia
28/04/2013
RESUMO
A modernidade e a pós-modernidade foram marcadas principalmente pelo historicismo. Na era moderna a sociedade se baseava na crença em Deus que foi substituída pelo conhecimento racional da ciência na era pós-moderna. Nesta era, os reflexos do modernismo foram os grandes marcadores da época. A visão contemporânea da Terra, marca a era do capitalismo, da natureza sócio cultural e estética. A era moderna foi a principal influenciadora da era pós-moderna, onde o homem passa a ser seduzido pela tecnologia, comunicação e principalmente pelo conhecimento. Este artigo visa estabelecer um estudo da era moderna e pós-moderna, fomentando suas características e principal marcos.
Palavras-chave: Modernidade. Pós-modernidade. Era medieval. Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
A modernidade é caracterizada principalmente pela produção capitalista de mercadorias, pelo consumo e pela relação capitalismo e trabalhador, fora marcada também, pelo rápido desenvolvimento tecnológico e pela sociedade racionalista. Esta era foi marcada por confrontos na ideologia e crenças da sociedade, postas “à prova” pelo conhecimento do homem. Foi a partir desta época, logo após a era medieval, que Deus fora substituído pela ciência, isto se deu, principalmente, pela busca de conhecimento da sociedade na época.
A era pós-moderna, foi marcada pela luta de classes, principalmente do capitalismo com a classe trabalhadora. Muitos acreditam que a era pós-moderna é somente uma continuação da era moderna, porém, a era pós-moderna, foi marcada principalmente pelo neoliberalismo e pela ideologia ofensiva ao capital.
O objetivo deste trabalho é destacar os conceitos de era moderna e pós-moderna, e indicar seus principais fatores, além de descrever sua importância para a sociedade atual.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MODERNIDADE Inicia-se o desenvolvimento deste artigo definindo o conceito de