Ciclos da materia
Todos os seres vivos dependem de determinados materiais, que fazem parte da constituição das células e são essenciais para a produção de energia e para a manutenção do metabolismo. Carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio são alguns dos elementos essenciais. Esses elementos existem no meio ambiente na forma de compostos inorgânicos, que podem ser capitados pelos seres vivos, passando a fazer parte de moléculas orgânicas. Essa troca de materiais entre ambiente e seres vivos indica que a matéria, diferentemente do que acontece com a energia, pode ser reciclada, formando os ciclos biogeoquímicos.
CICLO DA ÁGUA:
Pela respiração e pela transpiração, os animais eliminam certa quantidade de vapor de água. O mesmo acontece com as plantas, que transpiram por suas folhas. A água liberada pelos seres vivos na forma de vapor vai para a atmosfera. O mesmo acontece com a água resultante do processo de decomposição e com a água que evapora diretamente dos oceanos, rios, lagos e do solo.
Ao atingir certa altura da atmosfera, o vapor de água sofre condensação devido a temperaturas mais baixas. O vapor de água, quando resfriado, pode também formar a neblina. A água, agora em estado líquido, pode retornar a Terra sob forma de chuva. Uma parte da chuva infiltra-se no solo, onde a água poderá ser aproveitada por plantas e outros seres; pode também acumular-se formando lençóis de água subterrânea que servirão de fonte de água para nascentes de rios, que por sua vez abastecem os oceanos. Uma grande parte da água da chuva, contudo, precipita-se diretamente nos oceanos. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para o estado líquido e, rapidamente, para o sólido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo).
A quantidade de água existente no planeta, sem considerar o vapor de água da atmosfera, está concentrada nos oceanos e mares- aproximadamente 97%. Apenas 3% correspondem a água doce, encontrada em rios, lagos, pântanos e, no