Modernismo e pos modernismo
Elisangela Maria Ninin Garcia
Conceitos: Modernismo e Pós Modernismo.
Modernismo
O modernismo é um conceito utilizado no âmbito da arte. Trata-se da afeição pelas coisas modernas, atuais e contemporâneas, que menospreza as antigas e as tradicionais e em detrimento destas.
O termo aplica-se em referência a vários movimentos (inclusive na literatura), especialmente à corrente de renovação artística que teve lugar entre finais do século XIX e inícios do século XX na Europa e na América Latina. Este movimento chama-se modernismo. De país para país, o modernismo teve as suas próprias características.
A base do modernismo encontrava-se numa intenção de ruptura para com os estilos predominantes da época. A procura de uma nova estética, inspirada na natureza e com elementos da revolução industrial, marcou a mudança de paradigma.
O modernismo visava aproximar a beleza artística aos objetos quotidianos, de maneira a que a arte fosse acessível a todas as classes sociais. Porém, não recorria às técnicas de produção massiva. Outras características do modernismo são o uso de linhas curvas, a assimetria, a utilização de padrões e motivos exóticos e a tendência à sensualidade e aos prazeres dos sentidos.
Na área da religião, o modernismo foi um movimento teológico dos finais do século XIX que tentou conciliar a doutrina cristã com a ciência e a filosofia da época. Nesse sentido, dedicava-se a interpretar de forma subjetiva e histórica os conteúdos religiosos, considerando-os como um produto humano dentro de um contexto histórico.
Retirado de: http://conceito.de/modernismo
Pós Modernismo
A idéia de "pós-modernismo" surgiu pela primeira vez no mundo hispânico, na década de 1930, uma geração antes de seu aparecimento na Inglaterra ou nos EUA. Perry Anderson, conhecido pelos seus estudos dos fenômenos culturais e políticos contemporâneos, em "As Origens da Pós-Modernidade" (1999), conta que foi um amigo de Unamuno e Ortega,