Vanessa
Passo 01-1
DEFINIÇÃO
A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização.
Ela também pode ser entendida como a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis das organizações.
A GC se relaciona com as diferentes vertentes do conhecimento, a partir de dados e informações até a contextualização, categorização, armazenamento, uso, disseminação, correção, compilação e reutilização do conhecimento.
A GC “se ocupa dos processos gerenciais e infraestrutura física e digital que facilitam, favorecem e estimulam os processos humanos de criação, compartilhamento e uso de conhecimentos individuais e coletivos”.
Conclusão
A partir das definições acima, podemos chegar à conclusão que a gestão do conhecimento é responsável pelo fluxo de conhecimento na organização. Os gestores do conhecimento devem garantir que o fluxo de conhecimento aconteça por completo na empresa: socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento.
Passo 1-2.
O que podemos dizer é que a empresa usa GC para com seus funcionários e ate mesmo com a própria empresa, para melhorias esatisfação dos indivíduos envolvidos, é precisoprogramar a GC nas organizações, não existe uma fórmula ou receita padronizada que se adapte a estrutura de qualquer organização. Desta forma, a implementaçãode políticas ou projetos de GC precisam ser globais e as ações podem ser classificadas nos seguintes tipos:
Captar e reutilizar o conhecimento estruturado;
Captar e compartilhar lições aprendidas com a prática;
Identificar fontes e redes de expertise;
Estruturar e mapear conhecimentos necessários para aumentar a performance;
Mediar e controlar o valor econômico do conhecimento;
Sintetizar e compartilhar o conhecimento advindo de fontes externas. O ideal na implementação de projeto de GC é este ser abrangente e atender ao maior tipo possível dos quesitos anteriores.