Vanessa
UNIDERP – Pelotas
Tecnólogo em Recursos Humanos
Atividades Práticas Supervisionadas
Comportamento Organizacional
Prof. Yaeko Ozaki
NOME – Carla Freitas Duarte
RA – 6748351250
NOME – Luciana Vasconcellos Rodrigues
RA – 6950469230
NOME – Maria Sirlei de Paula Danemberg
RA – 6527244613
NOME – Thais Domingues de Souza
RA – 6954458146
NOME – Vanessa Valente Farias
RA - 6951467956
Pelotas, 19 de Abril de 2013.
1. INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa, atualmente, vai muito além das funções básicas de gerenciamento. As diversas mudanças que ocorrem constantemente no ambiente organizacional bem como no contexto socioeconômico exige que as empresas desenvolvam a habilidade humana.
Os estudos de Comportamento Organizacional servem como ferramentas para agir diante de situações críticas que possam vir a ocorrer como consequência da diversidade e das mudanças geradas continuamente em todos os segmentos da sociedade.
O CO leva em consideração que cada pessoa é dotada de características e temperamento próprio, que os profissionais, em sua grande maioria, não são mais treinados para pensar dentro de um padrão, mas sim para expor suas opiniões, e são por estes motivos que se pode afirma que o Comportamento Organizacional é o campo de estudo que ajuda a prever e explicar o comportamento nas organizações.
2. Comportamento Organizacional
O principal desafio para as organizações, no cenário atual, é a administrar pessoas, talentos. Quando um profissional é contratado ele não traz consigo apenas os requisitos profissionais, mas também uma história de vida com características próprias, e são estas mesmas características que, querendo ou não, influenciam no comportamento dentro do ambiente de trabalho.
Segundo Robbins (1999),
“comportamento organizacional estuda os impactos que os indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol