DDS - LER DORT
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - IFRS
Diálogo Diário/Semanal de Segurança DDS/DSS
2 Nome (ministrante): 3 Estado/ Filial 4 Rubrica SINVAL FEIJÓ SOARES RS 5 Trabalho Desenvolvido (Título) DDS – LER/DORT
6 Local do Evento ou Treinamento 7 Carga Horária ou Período IFRS 5 minutos 8 Número
9 Nome do Participante
12 Rubrica
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
13 Conteúdo Programático
LER - DORT
A LER e DORT são as siglas para Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atingem várias categorias profissionais. Diferentemente do que ocorre com doenças não ocupacionais, as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos do trabalhador.
Causas da LER – DORT
Posto de trabalho que force o trabalhador a adotar posturas, a suportar certas cargas e a se comportar de forma a causar ou agravar afecções músculo-esqueléticas.
Exposição a vibrações de corpo inteiro, ou do membro superior, podem causar efeitos vasculares, musculares e neurológicos.
Exposição ao frio pode ter efeito direto sobre o tecido exposto e indireto pelo uso de equipamentos de proteção individual contra baixas temperaturas (ex. luvas).
Exposição a ruído elevado, entre outros efeitos pode produzir mudanças de comportamento.
Pressão mecânica localizada provocada pelo contato físico de cantos retos ou pontiagudos de objetos, ferramentas e móveis com tecidos moles de segmentos anatômicos e trajetos nervosos provocando