David
David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor. A escultura encontra-se em Florença, em Itália, cidade que originalmente encomendou a obra.
Características
É uma estátua em mármore e mede 5,17 m (cinco metros e dezessete centímetros). Devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, ela foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença.
História
A escultura de David de Michelangelo é conhecida como o "gigante de Florença" e tornou-se um dos símbolos desta cidade italiana.
Para criar David, Michelangelo utilizou um bloco gigante de mármore abandonado por outros artistas, estes diziam ser de difícil manuseio e assim o puseram de lado.
Em 1501, a comissão de obras e o novo governo florentino decidiram que este grandioso bloco de mármore seria transformado numa imagem a ser colocada em frente ao Palácio Vecchio e Michelangelo aceita este desafio.
Ele vê neste mármore rejeitado o gigante adormecido. Ele dizia que em seu ofício de escultor o que fazia era libertar a escultura que estava presa no mármore. E este grandioso e fascinante bloco de mármore foi um dos marcos na vida de Michelangelo porque assim ele se apropria do bloco e começa a trabalhar o colossal David.
Foram 3 anos de trabalho, e em 1504 ficou pronto.
David era o humilde pastor de ovelhas(citado no antigo testamento da bíblia), no momento em que ele decide lutar contra o gigante Golias. No relato da Bíblia David mata Golias utilizando uma funda(uma espécie de estilingue da época) e coloca nela uma pedra e acerta a testa de Golias e assim o faz cair por terra.
Então, ele é retratado por Michelangelo não como um simples pastor de ovelhas que era, mas como um guerreiro.
E assim vemos o gigantesco David de Michelangelo, forte, decidido, e disposto a lutar. Ele tem 4,10 metros