David
David Rodrigues nº10 10ºB
Relatório de Físico Química : Capacidade térmica mássica
Índice:
Problema: * Porque é que no Verão a areia fica escaldante e a água do mar não? * Por que razão são os climas marítimos são mais amenos do que os continentais?
Objetivo: * Determinar a capacidade térmica mássica do Latão e do Aluminío
Introdução:
Nesta actividade experimental vai ser utilizada a expressão C = Δt.I.U / m.Δq para calcular a capacidade térmica mássica de uma substância. A capacidade térmica de uma substância corresponde à quantidade de energia necessária para fazer variar de ΔqºC a temperatura de uma certa massa de um material.
Material: * Conjunto de blocos calorimétricos (latão e alumínio) * Fonte de alimentação * Termómetro(+-0.5) * Amperímetro(+-0.01) * Voltímetro(+-0.01) * Fios de ligação * Parafina * Cronómetro
Procedimento experimental: 1. Pesaram-se os blocos metálicos; 2. Montou-se o circuito elétrico com a resistência de aqueicmento, a fonte de alimentação, o amperímetro em série e o voltímetro em paralelo; 3. Registou-se as incertezas absolutas de leitura de cada um dos materiais utilizados na montagem do circuito elétrico; 4. Colocou-se um pouco de glicerina no interior de um dos de cobre; 5. Colocou-se o termómetro notro orifício do bloco de latão; 6. Ligou-se a fonte de alimentação; 7. Fechou-se o circuito e iniciou-se a contagem no cronómetro; 8. Registou-se minuto a minuto os valores obtidos ( temperatura, itensidade, tensão) numa tabela; 9. Calculou-se a capacidade térmica mássica do latão; 10. Calculou-se a percentagem de erro do valor calculado e comparou-se com o valor tabelado; 11. Elaborou-se um gráfico que ilustra a variação da temperatura do bloco.
Para o bloco de alumínio efectou-se o mesmo procedimento.