david
Reacções de decomposição
São reacções químicas em que uma só substância se transforma noutras diferentes por acção de determinados agentes, ou seja, são reacções químicas com um só reagente e vários produtos de reacção.
Reagente →Produto de reacção 1 + produto de reacção 2 + …
Podem ser provocadas por:
Calor (designadas por termólises)
Corrente eléctrica (designadas por electrólises)
Luz (designadas fotólises)
Acção mecânica
Reacções de combustão
São reacções químicas que ocorrem entre um combustível e um comburente, geralmente o oxigénio, libertando energia. Todas as reacções em que o oxigénio é um dos reagentes são combustões. Estas reacções são também designadas reacções de oxidação ou oxidações e forma-se sempre um óxido como produto de reacção.
As reacções de combustão podem ser:
Combustões vivas – quando há formação de chama (a energia é libertada na forma de calor e luz). Exemplos: combustão da madeira na lareira ou do gás butano no fogão.
Combustões lentas – quando não há formação de chama (a energia é libertada lentamente). Exemplos: oxidação dos metais e respiração celular.
Combustões explosivas – violentas, há formação de chama e um estrondo (a energia é libertada muito rapidamente na forma de calor, luz e som). Exemplo: explosão da dinamite nas pedreiras.
São reacções de combustão todas as reacções em que o oxigénio é um dos reagentes e se forma um óxido como produto de reacção, acompanhado da libertação de energia.
Combustão ou oxidação dos metais
Os metais oxidam quando exposto ao ar, de acordo com o esquema de palavras geral:
Metal + Oxigénio → Óxido de metal
A Professora
Helena Lança
1