DAVID SCHNEIDER
SCHNEIDER APRESENTA COMO TEMA PRINCIPAL DE SEUS ESTUDOS A ANALISE DOS SISTEMAS DE PARENTESCO EM TERMOS ESTREITAMENTE CULTURAIS.
FOI MUITO COMENTADO SOBRE O PARENTESCO AMERICANO, EM QUE PROCURA ESTABELECER ALGUMAS TESES POLETIMCAS, COMO:
A) O ATO SEXUAL É UM SIMBOLO
B) O AMOR É UMA CONVENÇÃO
C) PARENTESCO NÃO É NATURAL, É CULTURA.
D) EXISTE APENAS UM ÚNICO SISTEMA DE PARENTESCO AMERICANO, OU SEJA UMA ÚNICA CULTURA AMERICANA
A ANTROPOLOGIA SEMPRE SE FUNDAMENTOU NA CERTEZA DE QUE O PARENTESCO CONSTITUIAA BASE DOS SESTEMAS SOCIAS PRIMITIVOS. DAVID DESCONSTROI ESSA TESE AO PRETENDER PORVAR QUE A TEORIA DE PARENTESCO ESTÁ FUNDAMENTADA NUMA ILUSÃO ETNOCÊNTRICA, QUE SEUS CONCEITOS BASICOS ( FAMILIA) SÃO CRIAÇÕES CULTURAIS DOS AMERICANOS.
PARENTESCO E CULTURA
SCHNEIDER TEM POR OBJETIVO OFERECER UMA VISÃO CULTURAL DO PARENTESCO, SEGUNDO UM SISTEMA DE SIMBOLOS QUE ELE CONSIDERA COMO AUTÔNOMO E INDEPENDENTE. SIMBOLO PARA ELE É ALGO QUE REPRESENTA ALGO MAIS, E QUE NÃO É NECESSARIO UMA RELAÇÃO ENTRE O SIMBOLO E AQUELI QUE ELE SIMBOLIZA.
SEGUNDO ELE OS SIMBOLOS SÃO ARBITRARIOS. REPRESENTAM IDEIAS QUE SÃO CONTRUCTOS CULTURAIS, OU SEJA, PODE SR QUE NÃO TENHA NEHUMA REALIDADE OBJETIVA. (EXEMPLO FANTASMA)
PENSANDO ASSIM, O SIMBOLOS DE PARENTESCO DEVERIAM SER TRATADOS COMO SE FOSSEM ARBITRARIOS. O SIMBOLO DE PARENTESCO PRA ELE DENOTA IDEIAS CONTRUIDAS CULTURALMENTE. PARA ELE O SIMBOLO DOMINANTE DO PARENTESCO É O ATO SEXUAL. (ESA FIGURA FORNECE TODOS OS SIMBOLOS CENTRAIS DO PARENTESCO AMERICANO)
PARA ELE A RELAÇÃO SEXAL ENTRE MARIDO E MULHER NÃO É APENAS UM ATO DE RELAÇÃO CONJUGAL, CONTITUI TAMBEM UM SINAL DE AMOR. OS PAIS COMPARTILHAM UMA SUBSTANCIA EM COMUM COM OS FILHOS, O QUE GERA OUTRO TIPO DE AMOR, O AMOR POR PARENTES CONSANGUINEOS.
EXISTEM PRA ELE DOIS TIPOS DIFERENTES DE AMOR O CONJUGAL E O COGNÁTICO.
COAGNATICO= NÃO TEM NADA DE EROTICO, MAIS TBM É SIMBOLIZADO PELO ATO SEXUAL E RELACIONAM AMBOS OS TIPOS DE AMOR ATRAVES DO SIMBOLO DO ATO