Bases Neurológicas
Lídia Maria da Silva Rocha de Souza
BASES NEUROLÓGICAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM
ITAPETINGA
2014
O cérebro humano começa a ser formado a partir da terceira semana de gestação, iniciando um processo de aperfeiçoamento que lhe oportunizará a capacidade de aprender que o acompanhará até o final de sua vida. Há uma complexa relação entre cérebro e mente. O cérebro localiza-se na parte interna do crânio, e é constituído por substâncias químicas e também por células diferentes. A mente é a parte subjetiva, abstrata que comanda o comportamento e reflete o interior do homem, quem ele é em sua essência e em toda complexidade que o constitui um ser capaz de pensar, sentir, exprimir-se, amar, odiar aprender, etc. A existência da mente está intrinsecamente ligada ao cérebro, sem o qual não existe, e ela se expressa pelo comportamento.
O cérebro é como um processador ao qual todos os órgãos e sentidos estão associados, e recebem seu comando, fazendo parte do sistema nervoso, que processa as informações recebidas pelos sentidos. Ele possui dois hemisférios: o direito, que controla o lado esquerdo, e o hemisfério esquerdo, que controla o lado direito. Cada hemisfério controla uma área de aprendizagem. Lesões em qualquer dessas áreas geram dificuldades de aprendizagem.
O desconhecimento das bases neurológicas do desenvolvimento humano constitui um sério problema no momento em que o docente se depara com crianças com dificuldades de aprendizagem, que podem ser provenientes dos mais diversos fatores:
Lesões em áreas do cérebro relacionadas à linguagem que podem originar afasias; disfunções no sistema nervoso central de origem constitucional podem ser a causa de dislexias. Transtornos neurobiológicos podem ser de origem genética, manifestando-se na infância e acompanhando o sujeito por toda vida, podem ser a causa da hiperatividade. TDAH é caracterizado por comportamento impulsivo, desatenção