DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA Cap. 6 – Teorias Modernas sobre Cultura
Cap. 6 – Teorias Modernas sobre Cultura
Camila Leila Barbosa Ramires
Daniella Nazaré Diniz de Souza
Julyana Chada Celso
Mayara Ramos de Moura
Trabalho apresentado como requisito parcial da 1ª NI, da disciplina de Antropologia, ministrada pelo Prof. Jorge Luiz Oliveira dos Santos, no Curso de Direito, da Universidade da Amazônia – Unama, turma 2DIN2, em 14/09/2013.
Resumo
Iremos por meio do presente trabalho mostrar de forma clara e precisa as teorias modernas sobre cultura e com as mesmas passamos a olhar o homem de modo mais humano e passamos a identificar os vários sistemas onde a vida social do mesmo é inserida. Abordaremos primeiramente o conceito de cultura através dos autores: Roque Laraia, Roger Keesing e Miguel Reale. Posteriormente mostraremos como a cultura como um sistema adaptativo segundo Kessing, e as teorias idealistas de cultura de acordo com este mesmo autor. Apresentaremos um caso concreto relacionando ele com a temática abordada. Citaremos ao longo do trabalho outros autores como Cliffort Geertz, David Schneider Leslie White, Sashlins, Harris, Carneiro, Rappaport, Vayda e entre outros.
Palavras-chave: Cultura; Teorias; Homem e Sistemas.
Teorias Modernas sobre Cultura
1. Conceito de Cultura
O primeiro conceito de cultura surgiu com Edward Tylor, que a entendia como “um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.” 1. Para Tylor a cultura é como um fenômeno natural, e como tal poderia ser analisado sistematicamente, visando à formulação de leis que explicassem sua origem e transmissão. De acordo com Miguel Reale, cultura é “o conjunto de tudo aquilo, nos planos materiais e espirituais, o homem constrói sobre a base da natureza, quer para modifica-la, quer para modificar-se a si mesmo” 2. Em Experiência e Cultura Miguel Reale espera demonstrar que cultura é uma