David ricardo
Um dos principais economistas monetaristas, David Ricardo estabeleceu estudos no campo da economia política após a leitura em 1799 de “As riquezas das nações” de Adam Smith então com 27 anos. Sua história pregressa revela que ele era um economista nato, seu pai o levou a trabalhar na bolsa de valores londrina aos 14 anos, aos 21 rompe religiosamente com sua família e se torna um protestante unitarista, seu pai era judeu de origem holandesa e o deserda, em poucos anos de trabalho obtém riqueza suficiente para viver da literatura e inicia seus estudos.
Sua principal obra “Princípios de Economia política e Tributação” tem sua primeira edição lançada em 1817, posterior a esta obra Ricardo faz um estudo sobre “O alto preço do lingote de ouro, uma prova da depreciação das notas de banco” em 1810, o que lhe rende grande prestígio entre os economistas da época, Ricardo prova que a inflação que acomete o povo inglês acontece devido o Banco da Inglaterra não converter em ouro o papel moeda que o próprio distribui, na Câmara dos Comuns Ricardo tem seu estudo aprovado por um comitê, suas ideias prevalecem ainda hoje em estudos rígidos para o combate a inflação, apesar de ser discutível.
Em “Princípios” Ricardo faz surgir à economia como ciência que pode ter objeto e método. A época deste estudo a Inglaterra vivia um conflito entre seus agricultores, protegia-os com altas taxas de importação aos produtores externos, porém neste caso, prejudicava a população trabalhadora inglesa, pois fazia com que seus produtos de subsistência ficassem com preços mais altos. Ricardo escreve um “Ensaio sobre os baixos preços do trigo sobre os lucros do capital – Mostrando a inconveniência das restrições à importação”, após uma discussão, com seu amigo e também economista, Thomas Malthus, Ricardo prova que a proteção mantida por meio das “Corn Laws” afetava a margem de lucro da indústria, pois “a proteção aos produtores nacionais de cereais menos eficientes