David Mourão-Ferreira
Ana Filipa Rodrigues Brito
Cláudia Manuela Meireles do Couto
Índice
Introdução………………………………………………………………Pág.3
Biografia……………………………………………………………......Pág.4
Escrita de David Mourão-Ferreira………………………………………..Pág.6
Obras De David Mourão-Ferreira………………………………………..Pág.7
Prémios e Condecorações……………………………………………….Pág.9
Conclusão……………………………………………………………...Pág.10
Bibliografia…………………………………………………………….Pág.11
Introdução
Ao longo deste trabalho iremos abordar a vida de David Mourão-Ferreira, bem como a sua obra a qual se divide em poesia, crítica literária, ensaios, traduções, teatro, romance e até mesmo jornalismo.
Este escritor lusófono nascido em Lisboa tem uma escrita muito particular, sendo considerado mesmo um artista erótico.
O nosso objetivo na realização deste trabalho consiste em conhecer melhor este escritor, quer a nível pessoal como a nível profissional. Esperamos também que seja uma fonte de conhecimento acerca deste autor para quem tiver oportunidade de “dar um vista de olhos” a este documento.
Biografia de David Mourão-Ferreira
A 24 de Fevereiro de 1927 nasceu David de Jesus Mourão-Ferreira. Filho primogénito de David José da Silva Ferreira e de Teresa de Jesus Mourão-Ferreira, em Lisboa. Lá, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras em 1951, a mesma onde em 1957 foi professor catedrático, organizando e regendo a cadeira de Teoria da Literatura. Entre 1976 e 1979 foi secretário de Estado da Cultura e director do diário A Capital. Direccionou também o Boletim Cultural do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1984 e 1996, bem como a revista Colóquio/Letras. De 1984 a 1986 presidiu a Associação Portuguesa de Escritores e foi vice-presidente da Association Internationale des Critiques Littéraires. Veio a falecer a 16 de Junho de 1996 na cidade que o viu