Estruturalismo
1º- As Estruturas Inteligíveis Inconscientes:
A - Oposições Binárias: Segundo Da Mata no texto “Sobre comidas e mulheres”, ele classifica o cru como um estado de selvageria, um estado de natureza, enquanto o cozido se relaciona a sociedade elaborada que toda sociedade humana define-se como a cultura ou ideologia.
B - Sistema Estruturado:
Ir pra casa simboliza, no texto, conforto, bem estar, segurança, afeto dos familiares, tudo isso está estruturado no sistema familiar. Já quando referimos algo fora de casa, há outro sistema diferente do familiar, que é a dá insegurança, da falta de afeto, desconforto.
C - Sincronia/ Diacronia:
Ao preparar a comida é fato para se alimentar e saciar a fome é uma sincronia, pois sacio a fome naquele exato momento em que a comida está pronta, Já o conceito uma diacronia se dá através da sucessão de tempo e corresponde a uma evolução de preparar a comida. Sincronia e Diacronia não se separam.
D - Relação de Significação: Significante/Significado: Significante é o alimento que é universal comum a todos os seres vivos e o significado é o fato de como preparamos o alimento na nossa cultura, pratos tipos e formas de se alimentar. Por exemplo o feijão é um significante universal de alimento e no Brasil preparamos uma feijoada sendo está um significado pois é um prato típico brasileiro.
E - Metáfora/Metonímia: O texto há varias metáforas e que a palavra comer ou comida, onde o ato de alimentar-se tem significados precisos, como o termo pão-duro, refere-se a quem é avarento, econômico, come pão dormido, portanto duro quer dizer não desperdiçar ou gastar dinheiro com comida. Na metonímia o fato de comer do bom e do melhor, denotando alimentar-se bem, como um indivíduo rico, sendo este como diz no texto, um político ou milionário, para poder se alimentar tão bem. O termo comer do bom e do melhor é diferente a cada cultura, para uma são tais comidas que representam a "riqueza" e diferente de outras.