datapool
Apresentar aos alunos os diversos tipos de instrumentos para medição e Calibração do Modulo Datapool 2000. Demonstrar a obtenção de parâmetros e variáveis elétricas binarias. Demonstrar aos alunos a influência dos sistemas de numeração e códigos para confecção de circuitos digitais
DESENVOLVIMENTO
a) Monitore, com o osciloscópio, o sinal existente em um do terminais do R14 ou R15. Deve haver um pequeno sinal de aproximadamente 250mV. Caso exista este sinal, e provável que o problema se encontre no estagio de amplificação, e para o levantamento do defeito, atue como segue:
Teste os níveis de tensão dos pinos 4 e 7 do C12. Estes deverão ser de -12 e +12 volts, respectivamente. Caso esteja correto, teste os componentes periféricos, de forma a verificar que não se encontram aberta. Se todos estiver de acordo, verifique a continuidade de todas as trilhas. Caso estejam, também de acordo, o defeito é do CI, este dever ser trocado.
b) caos não se encontre o sinal desejado no resistor R14 E R15, E evidente que o defeito provem de estágios anteriores. Então, atue no potenciômetro de OFF-SET. Se o sinal não parecer, agir da seguinte forma: teste com o osciloscópio o sinal existente em um dos terminais do resistor R14 E R15. Deve conter um sinal de aproximadamente 250mV, se este não for encontrado, testar os periféricos U1, se nada de errado for constatado, troque este CI.
c) persistindo o defeito, encaminhe o equipamento para manutenção na Datapool.
Gerador de função
O gerador de função fornece três formas de onda: senoidal, quadrada e triangular, e permite os controles de: frequência, amplitude, simetria e offset. As caraterísticas operacionais do gerador de áudio são as seguintes: Faixas de frequências (CH1, CH2 E P1) 10Hz a 100Hz, 100 Hz a 1 KHz, 1KHz a 10HKz, 10KHz a 100KHz E 100KHz a 1MHz.
Ajuste de OFF-SET: se a forma de onda senoidal ou triangular apresentar uma distorção de amplitude, atue no potenciômetro P2, que serve ao ajuste