Mecânica dos fluidos
Disciplina de Mecânica dos Fluidos
Relatório Científico:
Determinação Experimental do Centro de
Pressão de uma Superfície Submersa
Uberlândia, 06 de Fevereiro de 2013
Sumário
1. Resumo 3 2. Introdução 4 3. Resultados e Discussões 5 4. Conclusão 7 5. Bibliografia 8
1. Resumo Em eletrônica de potência, os semicondutores podem ser considerados como chaves, podendo estar no estado fechado ou aberto assim estando conduzindo ou bloqueando a passagem de corrente.
Eles podem ser divididos em três grupos de acordo com a capacidade de controle destes elementos. Esses grupos são as chaves não controladas, as chaves semi-controladas e as chaves controladas.
Na primeira aula experimental da disciplina de eletrônica de potência foi feita a introdução aos equipamentos do Kit Datapool didático para eletrônica de potência e a utilização do mesmo para retificação de uma entrada senoidal.
2. Introdução O diodo de potência tem uma importância muito grande em circuitos eletrônicos de potência. Ele pode ser utilizado em retificadores (conversor CA/CC), como diodo de retorno (freewheeling diode - transferência de energia), isolador de tensão, etc.
Em algumas análises, o diodo pode ser assumido como uma chave ideal mas, sempre observando que este componente tem algumas limitações.
O diodo de potência tem configuração similar ao diodo de sinal, sendo que opera em uma faixa de potência bem maior que o diodo de sinal. Na formação deste diodo, são utilizados três processos de dopagem no mesmo componente. Inicialmente há uma forte dopagem da região n que forma o catodo do diodo; uma dopagem, de menor intensidade, forma uma camada intermediária responsável pela barreira de potencial do diodo.
A terceira dopagem que utiliza o processo de difusão, tem a função de formar o anodo do diodo ( região p ). A