Filosofia e racionalidade
Filósofos Pré-Socráticos e A Filosofia e a Ciência Grega
08/03/2013
Ana Carla Figueiredo N:04 Gesiane Ferreira N:13
Trabalho apresentado à disciplina Química como avaliação parcial da IV° unidade, sob a orientação da professora Raquel.
Racionalidade Filosófica e Racionalidade Científica
A capacidade de instrumentalização do homem foi, ao longo do tempo, conferindo à Ciência o atributo de racionalidade. O positivismo de Comte mostra a influência que a epistemologia exerceu sobre a Filosofia. Neste status quo, temos de ponderar, a fim de não sermos tragados pelo encantamento das máquinas e da comprovação científica.
O conceito de "racionalidade" tem dupla significação: filosófica e científica. Aracionalidade filosófica abarca a totalidade do saber, em que o pensamento insere-se numa cosmovisão do ser; a racionalidade científica possui visada restrita, ou seja, limitada aos métodos de análises conceituais e de experimentos. Kant chama a primeira de Razão e a segunda de Entendimento. O importante a ressaltar é que oEntendimento Científico depende da Razão Filosófica, e não o contrário.
O problema central da Filosofia é combater a idolatria. Somos fabricantes de falsos deuses, conferindo-lhes um poder salvífico. Entre tais deuses, está a ciência e seus derivados, que açambarcou da filosofia toda a espécie de conhecimento. Neste sentido, chega-se ao ponto de considerar como saber verdadeiros somente aquele proveniente de uma comprovação científica. O instinto monárquico que passou da Teologia à Filosofia reside, hoje, na Ciência.
A teoria da escolha, elaborada por Walsh (Axiomatic Choice Theory, 1971), comporta vários axiomas, todos intuitivamente plausíveis, parecendo representar o que poderia ser chamado de comportamento racional. Nessa teoria, o indivíduo seria tratado