Danças regionais folclóricas
Danças regionais folclóricas
Setembro/2014
Alunas:
Danças regionais folclóricas
Trabalho solicitado pela Professora na disciplina de Educação Física
No Requisito de nota do 3º Bimestre.
Setembro/2014
Sumário
Danças Regionais Folclóricas 1.1 Conceitos de danças populares 1.2 Características do Estado de Goiás 1.3 Festas e Festivais 1.4 Danças populares 1.5 Danças aprofundadas
Introdução
Definição
As danças folclóricas são caracterizadas por um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. Por isso, as danças folclóricas possuem diversas funções como, por exemplo: comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, dentre outras.
No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. Assim, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana, no qual são celebradas em festas populares caracterizadas pelas músicas, figurinos e cenários representativos.
Importância
Evidencia-se assim quão importante é vivenciar o folclore na escola, devido a sua contribuição para a formação social, histórica e crítica do homem; e ainda, pelo seu caráter de interdisciplinaridade, uma vez que, ao partilhar nossos conhecimentos, estaremos nos enriquecendo culturalmente.
Características do Estado
Goiás está situado no planalto central brasileiro, integrando a Região Centro-Oeste. Sua extensão territorial é de 340.103,467 quilômetros quadrados, sendo o sétimo maior estado do país, correspondendo a aproximadamente 4% da área total do Brasil. Possui 246 municípios, divididos em 18 Microrregiões, onde residem cerca de seis milhões de pessoas.
Sem saída para o mar, o território goiano limita-se ao norte com Tocantins, a nordeste com a Bahia, a leste com Minas Gerais, ao sul com Mato Grosso do Sul e a oeste com Mato Grosso. Apresenta