ROTEIRO COMPLETO PARA UMA INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE
O texto abaixo publicado neste Blog tornou-se um dos mais acessados pelos nossos leitores. Trata-se de uma tradução de artigo que saiu no Canadian Centre for Occupational Health & Safety. Neste Post publicamos as 2 partes completas e assim e os leitores devem se preparar para dispender um pouco de tempo nesta leitura, que será recompensada por se tratar, na visão deste Editor, de um dos melhores conteúdos em SST já publicados na Internet.
Repaginamos e atualizamos o conteúdo para tornar agradável a leitura deste texto que é originalmente longo e detalhado. As diversas seções e quadros vão nos ajudar a fazer uma reflexão sobre a prevenção no dia a dia e nos fornecem as perguntas e procedimentos essenciais para a correta abordagem dessa questão.
QUESTÕES BÁSICAS
DEFINIÇÕES
O termo incidente refere-se a um evento imprevisível que não causa lesão ou dano naquele momento mas tinha o potencial da causá-lo. O acidente pode ser definido como um evento não planejado que interrompe o cumprimento de uma atividade e pode ou não incluir lesão ou dano patrimonial. Razões para investigar um acidente de trabalho:
INVESTIGAÇÃO
Quando um acidente é investigado a ênfase deve se concentrar em achar a causa primária (raiz). Quando a causa primária é determinada, geralmente encontram-se diversos eventos que eram previsíveis e poderiam ter sido prevenidos se as ações corretas tivessem sido adotadas. O objetivo principal é encontrar fatos que levaram a precipitar o acidente e não culpa. Sempre pesquisar as causas mais profundas. Não adianta simplesmente registrar as etapas que levaram ao evento.
De forma ideal, a investigação deve ser conduzida por alguem experiente em causas de acidentes, em técnicas de investigação e totalmente inteirado dos processos de trabalho, procedimentos, pessoas e o