Dança
Cláudia Daniela C. Pereira
Nº3 t: 1211
Dança III
Educação Física
2012/2013
Índice Introdução 4 História da dança 5 Ballet 6 Passos básicos de ballet 7 Conclusão 11
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação física foi proposto um trabalho cujo tema é “Dança III”.
A dança é considerada a arte mais antiga que existe, até porque o ser humano só precisa do seu próprio corpo para exprimir os sentimentos ou contar histórias por meio dos movimentos. No início, as danças eram individuais. O homem dançava para conquistar uma mulher. Com movimentos ritmados, ele mostrava-lhe como era mais forte do que seus concorrentes. Depois da dança, ele aguardava ser o escolhido para protegê-la.
História da dança
A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, mas com o desenvolvimento da civilização o rito separou-se da dança.
O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registados nas paredes de cavernas em forma de desenhos ficaram conhecidos como arte rupestre.
Na Idade Média, a dança, como todos os outros movimentos artísticos, sofreu um retrocesso. A dança, pelo facto de se utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou a ser praticada pelos camponeses.
Na Dança Moderna os bailarinos trabalham mais livres. Os movimentos corporais são muito mais explorados, existe um grande estudo das possibilidades motoras do corpo humano. Martha Grahan e Nijinski são os grandes revolucionários da dança dessa época.
Marta Grahan, nos Estados Unidos, na década de cinquenta criou uma nova maneira de dançar independente da música, baseando-se principalmente nos sentimentos que qualquer som pode provocar, abrindo espaço para todas as possibilidades da dança. | | |
A Dança Contemporânea é algo que não é previsível, é o novo, é a ruptura com aquilo que