Processo de injeção
O processo de moldagem por injeção consiste em fundir o plástico na extrusora, utilizando o parafuso desta para injetar o plástico em um molde, onde é resfriado. Velocidade e consistência são essenciais para a o êxito de uma operação de moldagem por injeção, uma vez que as margens de lucro normalmente estão abaixo de 10 por cento.
Velocidade:
Um moldador maximizará a produção ao minimizar a duração do ciclo, que é o tempo gasto para fundir o plástico, injetá-lo no molde, resfriá-lo e obter uma peça acabada.
Usar moldes maiores que produzem mais de uma peça por ciclo também pode aumentar a produção. Esses moldes são conhecidos como moldes de cavidades múltiplas.
Consistência:
A consistência, ou eliminação de resíduos e economia de tempo, é tão importante quanto a produção em uma operação de moldagem. O processamento mais consistente resulta do bom controle da temperatura do plástico, da pressão deste ao preencher o molde, da velocidade com a qual o plástico preenche o molde e das condições de resfriamento. Essas quatro variáveis da moldagem são interdependentes e podem ser usadas para compreender as alterações do processo e resolver problemas. Apesar dessas variáveis serem aplicáveis a quase todos os processos de moldagem por injeção, o processo será um pouco diferente em cada caso, dependendo da aplicação, do plástico em uso e das preferências do moldador.
Índice de preenchimento: