Produção mais limpa
Escola de Engenharia
Disciplina: Gestão Estratégica de Empresas
Autores: Ana Carolina Barbosa Denise Cunha Helena Sangali Vanessa Zanin Vinícius Vicente
Produção Mais Limpa
Artefatos de Papelão
Introdução: A Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de estratégias que integrem economia, meio ambiente e tecnologia aos processos e produtos, a fim de reduzir impactos e aumentar a eficiência no uso das matérias-primas, água e energia. Buscam-se maneiras de não gerar, minimizar ou reciclar os resíduos gerados no processo produtivo. Esta abordagem induz a inovação nas empresas em busca do desenvolvimento econômico sustentável.
Considerando este cenário, foi desenvolvido um estudo de caso em uma empresa produtora de artefatos de papelão.
Estudo de Caso: Indústria Fluminense de Artefatos de Papelão - IFAP
1) Apresentação da empresa
A Indústria Fluminense de Artefatos de Papelão (IFAP), fica localizada na Rua Galvão, 156, no bairro Barreto, em Niterói. E foi fundada em 1998 por dois sócios um responsável pela entrada de capital e o outro pela construção e montagem da fábrica.
Empresa se pequeno porte: 25 funcionários * 5 ocupando cargos administrativos; * 20 operadores da linha de produção.
O processo a ser estudado é a fabricação de caixas de papelão, que podem ser usadas para pizzas, doces, artigos eletrônicos, roupas, etc. Depende do pedido do cliente e as especificações de tamanho e formato desejados. As etapas do processo estão descritas a seguir:
a. Riscadeira: É a primeira máquina do processo, onde ocorre o corte e estabelecimento das medidas. Até aqui para qualquer que seja a função da caixa ela passa por esta etapa. Dois funcionários necessários para cada máquina (são duas dela).
Depois da Riscadeira, ela pode ter dois destinos diferentes: b. Corte e vinco: Máquina que funciona como molde. Já existem os moldes prontos, é simplesmente colocar a chapa em