Dança
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.
História da dança
A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.
Beneficios da dança A maioria dos dançarinos e bailarinos dançam pela arte, amor e prazer. Além da imensa sensação de realização, a dança também promove muitos outros benefícios físicos e mentais para qualquer praticante, seja ele profissional ou não. Um estudo recente descobriu que dançar por trinta minutos todos os dias, reduz as chances de desenvolver a síndrome metabólica, que gera uma série de fatores de risco ligadas a doenças cardíacas, diabetes e derrame.
Tambem :
- Ajuda a melhorar o sono;
- Melhora a capacidade cardiovascular;
- Reduz os riscos de câncer de mama e sua reincidência;
- Alivía a depressão, ansiedade e estresse;
- Diminui a gordura corporal;
- Ajuda no combate da osteoporose;
- Protela a velhice;
- Melhora