revolução científica
O texto pode ser classificado como um artigo-técnico científico que nos mostra as noções básicas da revolução científica, seus conceitos e princípios, trazendo muitas transformações para o mundo na época.
Rubin Santos Leão de Aquino formou-se em História pela extinta Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), e também lecionava na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e na Universidade Gama Filho (UGF). Aquino morreu este ano aos 83 anos de idade
Palavras-chave: revolução científica, métodos científicos, descobertas científicas, consequências.
O objetivo no autor é mostrar o impacto da revolução científica na sociedade no século XVII, na qual trouxe novas visões de mundo. Agora somente a razão poderia explicar os fenômenos da natureza, mostrando claramente a passagem do teocentrismo para o antropocentrismo.
Pode-se notar que o autor traz ênfase de como os métodos de pesquisa mudaram. Antes para se entender um objeto era basicamente necessário somente a observação e a classificação, trazendo conclusões limitadas. Agora os métodos de estudos de um objeto se tornaram mais complexos, apresentado fases, como, observação, análise, formulação de hipóteses explicativas, etc. levando a ilimitadas conclusões.
De forma implícita o autor mostra uma fase importante do feudalismo, que é a sua dissolução. No período do feudalismo a igreja era considerada uma senhora feudal, sendo dona de terras, e não podia ser questionada, tais ideias revolucionarias eram consideradas pecados, e o pecado era o maior medo da sociedade; e nesse processo de dissolução a igreja vem a cair, e o pecado deixa de ser um medo social, fazendo com que ai sim novas ideias sejam aceitas pela sociedade.
O autor também vem nos mostrar um importante fato acorrido na sociedade, que pode-se