Dança
CURITIBA
2011
A DANÇA COMO CONTEÚDO ESCOLAR NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTIGO CIENTIFICO APRESENTADO À FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA FINOM, COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO TITULO DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
CURITIBA
2011
A DANÇA COMO CONTEÚDO ESCOLAR NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMO
A DANÇA É UMA ATIVIDADE QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI AVALIAR A EXISTÊNCIA DA DANÇA COMO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE RIO BRANCO DO SUL/PR, COMPREENDENDO OS RESULTADOS OBTIDOS QUE INDICARAM QUE A DANÇA NÃO É TRABALHADA DE FORMA CONSISTENTE COMO CONTEÚDO NAS ESCOLAS EM FUNÇÃO DA FALTA DE ESTÍMULO DOS PROFISSIONAIS QUE VÃO PROPORCIONAR ESSE CONTEÚDO AOS ALUNOS.
Palavra-chave: Dança escola, conteúdo, educação física.
1. INTRODUÇÃO
A lei diretriz de bases em seu artigo 9.394/96 coloca a dança como conteúdo a ser desenvolvido na pratica pedagógica de Educação Física. Tendo que verificar a dança nos Parâmetros Curriculares Nacionais que conseqüentemente traria beneficia aos alunos. O convívio diário de cinco anos em escolas e conseqüentemente com docentes de Educação Física permitem afirmar superficialmente que o proposto na legislação não é desenvolvido na realidade escolar. Verificar a existência, na prática pedagógica da Educação Física escolar, a inserção do conteúdo de dança no ensino fundamental das séries finais nas escolas estaduais do município de Rio Branco do Sul/PR, na região urbana. A Lei Diretriz de Bases 9.394/96 coloca a dança como conteúdo a ser desenvolvido na pratica pedagógica de Educação Física. Esse estudo justifica-se para