Danilo trabalho
Será abordado através deste o tema custos, seus tipos, suas finalidades, os seus diferente comportamentos.
O critério de custeamento variável também será abordado, seus procedimentos, suas finalidades entre outros aspectos.
A diferença entre custos fixos e variáveis, a formulação dos custos, sua análise gráfica são outros assuntos abordados.
3 - Custeamento Variável – Gastos Variáveis e Fixos
O Custeamento Variável é um critério usado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da Empresa. Normalmente, o custeamento variável é aplicado ao sistema de acumulação de custos das operações fabris. Entretanto, o critério pode ser empregado quando o contador desejar determinar o custo de qualquer outro segmento da Empresa que não seja o de produção (LEONE, 1996, p.386).
O Custeamento Variável apresenta algumas facilidades quando é aplicado ao sistema de custeio por Ordem de Produção, por Processo, porém pode ser aplicado a qualquer sistema de determinação de custos.
O critério do custeamento variável é assim denominado porque trata dos custos que variam com o parâmetro operacional que foi escolhido para ser à base de volume ou da atividade ou segmento (LEONE, 1996, p.387).
Determinar a Contribuição Marginal, esse é o principal objetivo do critério de custeamento variável, essa contribuição marginal é a diferença entre a receita proporcionada pelo produto, processo, serviço, atividade, ou qualquer outro segmento da empresa e os seus custos diretos e variáveis.
O critério do custeamento variável pode ser aplicado a qualquer tipo de sistema de controle das operações através dos custos e também a qualquer tipo de sistema de acumulação de custos. Para que seja implantado esse sistema possui alguns procedimentos:
Para Leone (1996, p. 387) * Definir o segmento da empresa cujos custos serão determinados segundo a filosofia do critério do custeio direto. * Identificar as receitas obtidas pelo segmento. * Identificar todos