trabalho Danilo Fun o dos Dentes
Os dentes possuem função Mastigatória , Fonética e Estética. Na função mastigatória os dentes permitem a correta mastigação dos alimentos, preparando para que o nosso estômago e intestino sem esforço suplementar retirem dos alimentos já convenientemente mastigados os elementos essenciais a vida. Sua ação de mastigação visa produzir a segmentação das partículas alimentares pelo qual deve vencer a resistência que estas opõem. No processo há dois fatores fundamentais, as forças apresentadas pelos músculos das mastigação e os dentes que a transmitem ao alimento.
A partir deve ser considerado a intensidade das forças que devem desenvolver os músculos para projetar os dentes inferiores contra os superiores, a intensidade das forças que os dentes podem suportar sem lesões ou deteriorizações dos tecidos de sustentação e a magnitude das forças que cada tipo de alimento requer para ser fragmentado.
Ao mesmo tempo em que é feito a fragmentação do alimento, transcorre o processo de insalivação que determina uma redução da magnitude das forças pois os alimentos se torna menos resistente. A ação mastigatória não depende só das formas dos dentes como também da força que recebem através da musculatura mastigadora.
Função Fonética
Há três aparelhos que compõe o aparelho de fonação. O fole respiratório, aparelho glótico e aparelho ressonador, a boca integra este ultimo junto com as fossas nasais e a faringe.
Estes órgãos fonadores devem atuar como uma verdadeira unidade funcional para que é necessário que exista coordenação entre estes fatores como: mecânica da respiração, movimentos laríngeos, vibração das cordas vocais e acomodação das cavidades ressonadoras e dos pontos de articulação. E na boca pois que se modifica o som emitido na laringe pela corrente de ar pulmonar. As peças dentárias participam de duas formas de fonação. Em conjunto atuam como parte integrante na cavidade oral que a maneira de caixa de ressonância se modifica para produzir diversos